Principais Tratamentos
Acne
A acne é uma condição comum que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas. Ela é caracterizada por espinhas, cravos, cistos e nódulos, que geralmente aparecem no rosto, peito, costas e ombros.
A acne pode ser causada por vários fatores, incluindo alterações hormonais, excesso de produção e alteração da qualidade do sebo da pele, bactérias e inflamação. Adolescentes são mais propensos a desenvolver acne devido às mudanças hormonais da puberdade, mas adultos também podem sofrer com essa condição.
Existem diferentes tipo de acne, como a acne vulgar (mais comum), acne nódulo-cística (mais grave e profunda) e a acne da mulher adulta.
O tratamento da acne pode incluir cuidados com a pele, uso de medicamentos tópicos e orais.
Embora a acne possa ser frustrante e impactar muito a autoestima, com o tratamento adequado e persistência, é possível controlar e melhorar a aparência da pele, evitando cicatrizes e marcas.
Rosácea
A rosácea é uma condição crônica que afeta principalmente o rosto, causando vermelhidão, inflamação e lesões na pele. Ela ocorre devido a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e vasculares. Embora a sua causa exata não seja completamente compreendida, sabe-se que diversos gatilhos podem desencadear ou piorar os sintomas, como exposição ao sol, mudanças de temperatura, estresse, consumo de álcool e certos alimentos (como pimentas e alimentos condimentados).
Os sintomas comuns da rosácea incluem rubor facial persistente (vermelhidão), vasos sanguíneos dilatados visíveis (telangiectasias), pápulas e pústulas parecidas com acne. Em casos mais avançados, a condição pode causar espessamento da pele e até mesmo aumento do nariz (rinofima).
A rosácea pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em indivíduos de pele clara e ocorre com maior frequência em mulheres entre 30 e 50 anos. Embora não haja cura definitiva, há tratamentos disponíveis para ajudar a controlar sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A acne pode ser causada por vários fatores, incluindo alterações hormonais, excesso de produção e alteração da qualidade do sebo da pele, bactérias e inflamação. Adolescentes são mais propensos a desenvolver acne devido às mudanças hormonais da puberdade, mas adultos também podem sofrer com essa condição.
Existem diferentes tipo de acne, como a acne vulgar (mais comum), acne nódulo-cística (mais grave e profunda) e a acne da mulher adulta. O tratamento da acne pode incluir cuidados com a pele, uso de medicamentos tópicos e orais. Embora a acne possa ser frustrante e impactar muito a autoestima, com o tratamento adequado e persistência, é possível controlar e melhorar a aparência da pele, evitando cicatrizes e marcas.
Melasma
O melasma é uma condição de pele caracterizada por manchas escuras e irregulares que aparecem principalmente no rosto, embora também possam ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como pescoço, braços e colo.
As principais causas do melasma são a exposição ao sol e a influência hormonal, sendo mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez e o uso de pílulas anticoncepcionais. Fatores genéticos também podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.
A condição não é diretamente prejudicial à saúde mas gera um impacto importante na autoestima.
O melasma não tem cura mas tem controle. As principais medidas de tratamento incluem o uso de protetor solar diariamente, aplicação de cremes clareadores prescritos por dermatologistas, laser e peelings químicos.
Queda de Cabelo
A queda de cabelo é um problema que afeta mulheres e homens de todas as idades. Existem várias causas para a queda de cabelo, incluindo fatores genéticos, hormonais, nutricionais, ambientais e de estilo de vida.
A alopecia androgenética é a forma mais comum de queda de cabelo e está associada a fatores genéticos e hormonais. Ela afeta principalmente homens e pode começar a se manifestar desde a adolescência, resultando na redução gradual dos cabelos.
Outras formas de queda de cabelo incluem a alopecia areata, que é uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, resultando em áreas de calvície irregular.
A má alimentação, deficiências nutricionais, estresse, gravidez, uso de certos medicamentos, tratamentos médicos como quimioterapia e problemas de saúde, como distúrbios de tireóide, também podem desencadear a queda de cabelo.
É importante procurar um médico dermatologista para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento específico para seu problema, já que algumas condições são reversíveis se tratadas precocemente.
Retirada de Pintas e Sinais
A retirada de pintas, também conhecidas como nevos ou sinais, é um procedimento médico realizado para remover lesões suspeitas de malignidade ou lesões inestéticas, que incomodam o paciente.
Biópsia de Pele
A biópsia de pele é um procedimento médico no qual é retirada uma pequena amostra de tecido da pele para análise em laboratório. É frequentemente realizada para diagnosticar e investigar uma variedade de condições dermatológicas, como lesões suspeitas, erupções cutâneas persistentes, tumores, infecções, doenças autoimunes e inflamatórias.
CheckUp de Nevos
A dermatoscopia corporal total é um procedimento médico que utiliza um dispositivo chamado dermatoscópio para examinar a pele de forma minuciosa em busca de lesões ou alterações suspeitas. Essa técnica é especialmente útil na detecção precoce de câncer de pele.
Procedimentos Estéticos
Toxina Botulínica
É um procedimento minimamente invasivo que visa reduzir ou eliminar temporariamente rugas e linhas de expressão na face. Ao ser injetada em áreas específicas do rosto, como testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e ao redor dos olhos, a toxina botulínica relaxa os músculos faciais responsáveis pelas rugas dinâmicas, aquelas que aparecem durante movimentos faciais, como sorrir ou franzir a testa. Com isso, as rugas são suavizadas ou desaparecem temporariamente. O efeito da toxina botulínica dura geralmente de três a seis meses, variando de pessoa para pessoa.
Preenchimento com Ácido Hialurônico
é um procedimento estético não cirúrgico utilizado para melhorar a aparência de certas áreas do rosto e outras regiões do corpo. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo e é responsável por reter a água na pele, conferindo-lhe volume e elasticidade. No procedimento de preenchimento, o ácido hialurônico é injetado na pele para preencher rugas, linhas finas, sulcos e áreas que perderam volume com o envelhecimento ou outros fatores. Os preenchimentos com ácido hialurônico são temporários, e a duração dos resultados pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da formulação do produto e da resposta individual do paciente.
Microagulhamento
é um procedimento estético que utiliza um dispositivo com pequenas agulhas para perfurar a pele em níveis controlados. Essas microperfurações estimulam o processo de cicatrização, aumentando a produção de colágeno e elastina na pele. Esse estímulo de regeneração contribui para melhorar a textura da pele, minimizar cicatrizes de acne, reduzir linhas finas e rugas, e promover um aspecto mais jovem e saudável
Bioestimuladores de Colágeno
são substâncias utilizadas com o objetivo de estimular a produção de colágeno pela pele. O colágeno é uma proteína que proporciona firmeza, elasticidade e sustentação à pele, mas sua produção diminui naturalmente com o envelhecimento, principalmente após os 30 anos. Os resultados geralmente aparecem após 3 meses da aplicação, à medida que o colágeno é produzido, proporcionando uma aparência mais rejuvenescida e firme à pele.
Peeling
é um procedimento estético realizado para melhorar a aparência da pele, removendo as camadas superficiais. Tem como objetivo estimular a regeneração celular, promovendo a formação de uma nova pele mais suave, firme e com menos imperfeições. São indicados para tratamentos de rugas finas, manchas, acne, cicatrizes superficiais, textura irregular e poros dilatados.
Pequenos Procedimentos e Cirurgia Dermatológica
Retirada de DPN, fibromas moles e acrocórdons
DPN (Dermatose Papulosa Nigra): São pequenas protuberâncias escuras que aparecem principalmente no rosto e pescoço, especialmente em pessoas com pele mais escura. A retirada é feita por meio de procedimentos em consultório, como eletrocauterização, crioterapia ou excisão cirúrgica.
Acrocórdons: São saliências de pele macia que geralmente aparecem em áreas de dobras, como pescoço, axilas, virilha e pálpebras. A remoção é feita no consultório médico e o paciente retorna para suas atividades no mesmo dia.
Fibromas moles: São pequenos tumores benignos de tecido conjuntivo que podem aparecer em qualquer parte do corpo. A retirada é uma opção comum quando causam desconforto ou questões estéticas, e geralmente é realizada por excisão cirúrgica ou cauterização.
A prevenção de manchas na pele geralmente envolve o uso de protetor solar, evitar exposição solar excessiva e o uso de roupas de proteção.
Caso apareçam manchas na pele, é importante procurar avaliação de um dermatologista para avaliação e diagnóstico adequados, além da prescrição de um plano de tratamento específico.
Exérese Cirúrgica de Cistos e Lipomas
Tanto os cistos quanto os lipomas são formações benignas de tecido que podem surgir sob a pele. Um cisto é uma cavidade fechada, normalmente preenchida com líquido, enquanto um lipoma é um acúmulo de tecido adiposo.
O tratamento definitivo dessas lesões requer cirurgia. Geralmente, essa cirurgia é realizada em regime ambulatorial, o que significa que o paciente pode voltar para casa no mesmo dia da intervenção.
Exérese Cirúrgica de Câncer de Pele
É um procedimento médico realizado para remover um tumor cancerígeno na pele. É uma das opções de tratamento mais comuns para diversos tipos de câncer de pele, como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
O procedimento envolve a remoção cirúrgica do tumor, juntamente com uma margem de tecido saudável ao redor dele, a fim de garantir que todas as células cancerígenas sejam eliminadas. A quantidade de tecido removido depende do tipo e estágio do câncer.
Após a cirurgia, o tecido removido é enviado para análise patológica para confirmar a remoção completa do câncer.
Tratamento de Verrugas
Verrugas são lesões benignas causadas pelo papilomavírus humano (HPV).
O tratamento depende do tipo e localização da verruga, além das preferências do paciente. É importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
Retirada de Ceratoses Seborreicas
As ceratoses seborreicas são lesões cutâneas benignas muito comuns em adultos, especialmente a partir dos 30 anos de idade. Elas são caracterizadas por pequenos crescimentos elevados na pele, com uma aparência variável, podendo ser planas ou elevadas, lisas ou ásperas, e geralmente apresentam uma coloração que varia entre marrom claro, preto e bege.
Essas lesões são mais frequentes em áreas do corpo expostas ao sol, como rosto, pescoço, ombros, costas e couro cabeludo. Embora sejam inofensivas e não representem um risco significativo à saúde, as ceratoses seborreicas podem ser consideradas esteticamente indesejáveis e sua remoção pode ser feita por um dermatologista capacitado.
Tratamento de Ceratoses Actínicas
As ceratoses actínicas são lesões cutâneas pré-cancerígenas que se formam principalmente devido à exposição crônica ao sol. São mais comuns em pessoas de pele clara e em áreas frequentemente expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, braços e mãos.
Se apresentam como manchas ou pequenas crostas ásperas e escamosas, geralmente com uma cor avermelhada, acastanhada ou cor da pele.
Embora sejam benignas inicialmente, elas têm o potencial de se tornarem cancerígenas (carcinoma de células escamosas) se não forem tratadas.
CRM: 108243-4 | RQE: 33311
Mais Informações
Endereço e Contato
contato@draraquelmartinsdermato.com
Rua Carlos Góis, 375 - Sala 410 - Leblon, Rio de Janeiro